Coleta Seletiva

 

A Coleta Seletiva na UFV

Todo o resíduo seco (papeis, plásticos, vidros e metais) é ensacado em embalagens diferenciadas, sacos plásticos brancos ou azuis, sendo recolhido diariamente nos Pontos de Coleta Seletiva distribuídos pelo Campus da Universidade, duas vezes por dia, pelo Serviço de Parques e Jardins, indo para a ACAMARE. Nessa Associação é feita a triagem, enfardamento e estocagem do material, até acumular uma quantidade ideal para comercialização.

A Coleta Seletiva de resíduos sólidos na Universidade Federal de Viçosa baseia-se na participação voluntária de professores, estudantes e principalmente funcionários, que coordenam o recolhimento dos materiais nos prédios, departamentos, setores, secretarias, laboratórios, alojamentos estudantis e órgãos de apoio técnico - como a imprensa universitária e oficinas.

Os materiais são separados na sua origem em dois tipos: RESÍDUOS SECO (inorgânico) e RESÍDUOS ÚMIDO (orgânico). A partir desta dinâmica facilitadora, todos estão aptos a participar, tornando-se assim agentes multiplicadores para a realização da coleta seletiva no Campus da UFV.

Todo o Resíduo Seco (papéis, plásticos, vidros e metais) é ensacado em embalagens diferenciadas, sacos plásticos brancos, sendo recolhido diariamente nos Pontos de Coleta Seletiva distribuídos pelo Campus da Universidade duas vezes por dia pelo Serviço de Parques e Jardins, indo para o Galpão do Projeto Reciclar. Nesse Galpão é feita a triagem, enfardamento e estocagem do material, até juntar uma quantidade ideal para comercialização. O Resíduo Úmido (sobras de alimentos, cascas ou restos de frutas, resíduos de banheiro) é ensacado nos sacos plásticos pretos de resíduos e levados para o aterro controlado da cidade, diminuindo as agressões ao meio ambiente.

Uma parte desse material é estudado pelo LESA - Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Ciências Exatas. Esta separação pela cor dos sacos - brancos e pretos - melhora a dinâmica da Coleta Seletiva de resíduos, pois proporciona facilidades a todos os colaboradores desse processo educativo.

Fonte: Serviço de Parques e Jardins/UFV e PROJETO RECICLAR (outubro 2006)

- Produção média dos resíduos sólidos gerados no Campus da UFV

Fonte: Serviço de Parques e Jardins/UFV e PROJETO RECICLAR.
(*) Levantamento de dados com base nas pesagens diárias dos caminhões de coleta de resíduo na UFV , efetuado no mês de outubro de 2006.