Coleta Seletiva

 

A Coleta Seletiva de Lixo Viabiliza a Reciclagem

A Coleta Seletiva de Lixo é parte fundamental no processo de reciclagem de lixo. RECICLAR tornou-se muito importante por dois grandes motivos: 1 - Preserva o meio ambiente, diminuindo a quantidade de material enterrado ou jogado a céu aberto, evitando a poluição do ar, terra e água, minimizando a retirada de recursos naturais que, em vários casos, não são renováveis ou são de difícil renovação. 2 - Torna menor o custo da produção de outros materiais, se comparado com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem.

MATERIAL

PAPÉIS

VIDROS

METAIS

PLÁSTICOS

Economia feita a partir de material

Para cada 28 toneladas de papel reciclado, evita-se o corte de 1 hectare de floresta plantada.

O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo. Reciclando o vidro, diminuímos a extração de areia, calcário, dolomita e feldspato (que é um fundente muito raro.

Se o Brasil reciclasse todas as latas de aço que consome atualmente, seria possível evitar a retirada de 950 mil toneladas de minério de ferro por ano.

Economiza 50% de energia, se comparado ao gasto na produção a partir da matéria-prima virgem.

Além destes principais motivos, existem outros também importantes: prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui o desperdício; diminui o depósito de lixo em lugares clandestinos...